UBUNTU – O segredo da prosperidade

9be77f52-1093-4a4a-bd91-ce940eac8ad7Ubuntu é uma antiga palavra africana que na cultura Zulu (pertencente ao grupo linguístico bantu) e significa que “uma pessoa é uma pessoa através (por meio) de outras pessoas”. Essa palavra tem diversos significados humanísticos como a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade, mas dois deles são os mais citados nos mecanismos de pesquisa, são eles: “Humanidade para os outros” ou “Sou o que sou pelo que nós somos”.

É uma filosofia que consiste em acreditar que cooperando se consegue a harmonia e consequentemente a felicidade de todos. Ela se baseia nos princípios da lealdade, humildade, empatia e o respeito.

Conheça uma parte da fala do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, sobre Ubuntu em uma entrevista. Veja se você entende, se concorda, se vale a pena praticá-la:

“O UBUNTU não significa que uma pessoa não se preocupe com o seu progresso pessoal. A questão é: o meu progresso pessoal está ao serviço do progresso da minha comunidade? Isso é o mais importante na vida. E se uma pessoa conseguir viver assim, terá atingido algo muito importante e admirável.” (Nelson Mandela)

-*-

Diz a lenda que um antropólogo visitou um povoado africano. Ele quis conhecer a sua cultura e averiguar quais eram os seus valores fundamentais. Assim que lhe ocorreu uma brincadeira para as crianças. Ele colocou um cesto de frutas perto de uma árvore. E disse o seguinte às crianças:  – A primeira que chegar à árvore ficará com o cesto de frutas.

Mas, quando o homem deu o sinal para que começasse a corrida em direção ao cesto, aconteceu algo inusitado: as crianças deram as mãos umas às outras e começaram a correr juntas. Ao chegarem ao mesmo tempo todos desfrutaram do prêmio. Eles se sentaram e repartiram as frutas.

O antropólogo lhes perguntou por que tinham feito isso, quando somente um poderia ter ficado com todo o cesto. Uma das crianças respondeu:

– ‘Ubuntu’.  Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?

O homem ficou impressionado pela resposta sensata desse pequeno.

Ubuntu pra você!

Mônica Caraccio Ibà
@monicacaraccioiba
YouTube: Monica Caraccio Ibà

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.