Será que você é capaz???

arvoreUm tema que muito ronda nosso meio umbandista e que de tempos em tempos volta a ficar em foco é a ingratidão e falar sobre os erros que alguém comete ao ser ingrato ou sobre o problema que esse sentimento traz para um grupo é algo até que corriqueiro. Pois hoje eu quero ir em sentido contrário e falar com vocês sobre a Gratidão!

A gratidão é um sentimento que traz junto de si uma série de outros sentimentos: amor, ternura, fidelidade, amizade, cumplicidade… Mas nunca submissão! É importante não confundir gratidão com atitudes de lisonja ou bajulação pois não há hierarquias na gratidão e não há diferenças. Aliás, o oposto da gratidão não é, como muitos pensam, o ódio, mas sim a indiferença. Quem não ama (seja que tipo de amor for: de pai, de mãe, de irmão, de namorado ou esposa) não é grato. Quem não ama não é aquele que odeia, mas sim aquele que ignora, que é indiferente. A falta de gratidão é resultado da incapacidade de dar e por isso mesmo está ligada ao egoísmo e à insensibilidade, afinal agradecer é dar, é dividir.

A gratidão não nos tira nada, ela é um dom de troca, é amor puro e verdadeiro e por isso ela se aproxima tanto da caridade, que seria como “uma gratidão incoativa, uma gratidão sem causa, uma gratidão incondicional”. Há um quê de nobreza, de olho no olho, de igualdade e reconhecimento do espírito e do pensamento daquele a quem devemos ou de quem somos alvo de gratidão.

A gratidão é um mistério, não pelo prazer que temos com ela, mas pelo obstáculo que com ela vencemos. É a mais agradável das virtudes, e o mais virtuoso dos prazeres. A gratidão é, definitivamente, o caminho para trazer mais para sua vida, pois tudo em que pensar e agradecer será trazido a você. Pense nisso, pense na gratidão. Pense nela, inclusive, como um sinal de maturidade e de harmonia. Pense e pratique!

Se você precisa de mais motivos para começar a agradecer, saiba que pesquisas no mundo da física quântica revelam o poder do pensamento, do sentimento e da palavra. O cientista japonês Dr. Masaru Emoto investigou e provou o efeito da música, da palavra e da oração nas moléculas de água. Basicamente ele capturou “expressões da água” em uma técnica que consiste em congelar e fotografar cristais de água. Esses cristais eram fotografados após a água ficar exposta a musicas, a palavras ou a orações.

O resultado é surpreendente e prova o quanto palavras, sentimentos e pensamentos afetam a água e se levarmos em consideração que grande parte do nosso corpo é constituído por água as implicações de nossos pensamentos e palavras tornam-se espantosas. Observe as fotos abaixo, elas são exemplos de como a nossa consciência afeta a água, de como a gratidão, o amor e oração transformam TUDO. Afinal, tudo reside dentro da nossa consciência.

Algumas pessoas rotulam garrafas de água com palavras como “Amor” e “Gratidão” e usam essa água para regar as plantas ou colocar flores. É comprovado que as flores que ficaram nesta água rotulada com sentimentos virtuosos duram muito mais e que as plantas no jardim que foi regado com essa água estão muito mais radiantes.

Está convencido agora? Então pratique a gratidão e verá tudo à sua volta modificar. Um exercício poderoso para isso é acordar e dizer “Obrigado”, é colocar os pés no chão e dizer “Obrigado”, é escovar os dentes e dizer “Obrigado”, é fazer todas as atividades do seu dia e não sentir que aquilo é algo rotineiro ou obrigatório, mas sim algo único e especial, capaz de gerar aquela sensação boa de gratidão. Afinal de contas se VOCÊ É ÚNICO E ESPECIAL, por que as coisas que você faz todos os dias não seriam?

Gratidão não faz mal a ninguém e não tem contra indicação. Gratidão é um ato de amor, uma capacidade! Será que você é capaz???

Muito amor e muita gratidão na vida de todos daqui pra frente! Axé!

odio amor

agua1

agua 3

por Mãe Mônica Caraccio

9 ideias sobre “Será que você é capaz???

  1. Impressionante! Já tinha lido a respeito das moléculas da água mas não tinha visto as fotos.

    Gratidão por tudo mãe.

    Axé!

  2. Axé Mae, o sentimento de gratidão vem com a amizade, convivência, respeito e vem com o tempo.
    Agradeço pelo lindo texto, sempre carregado de ensinamentos para colocarmos em prática nossos sentimentos de gratidão, sejam pelas pessoas, pelas situações, pela vida.
    Obrigada, obrigada e obrigada.

  3. Axé mãe. Eu vi essa experiência e achei bárbara. Gratidão pelas palavras, gratidão pelo carinho sempre, gratidão pela paciência e gratidão por motivar, renovar, impulsionar e não deixar que fraquejemos diante das dificuldades. Gratidão pela oportunidade de dar mais um passo na direção do amor, sempre!!!
    Bjs,
    Cristina

  4. Axé Mãe!
    “GRATIDÃO”! Linda palavra, principalmente quando é realmente sentida.
    Ensinamentos importantes que precisamos colocar em prática sempre.
    A prova da água é fenomenal!
    Gratidão por compartilhar conosco tanto conhecimento.
    Axé!

  5. Boa tarde, Mãe! Sempre fui apaixonado por estudos assim, acho incrível perceber o quanto as palavras tem poder. Obrigado por compartilhar essa experiência tão maravilhosa e mágica. Axé!!

  6. Nossa mãe! A gente pensa com tanta vaidade na palavra gratidão, como “é claro que consigo ser grata” mas é um sentimento tão grande, é um dar-se tão completamente! Tão dificil. Tem que ser pensado, tem que ser sentido. E eu sinto todos os dias, por tantas coisas..

    Gratidão, mãe!

    Axé

  7. “A gratidão é um mistério, não pelo prazer que temos com ela, mas pelo obstáculo que com ela vencemos”, Quanta sabedoria, Mãe… Muito obrigado por dividir conosco!

  8. Prezada Mãe Monica, tais ensinamentos, tais provas físicas, reforçam os sentimentos elevados que se veem nos singelos, mas verdadeiros ensinamentos, não só na Maravilhosa Umbanda, como em todas as casa de Fé nas quais se pratica a simplicidade do amor verdadeiro.
    Somos Todos e também somos Únicos. Agradeço suas palavras.
    Obrigado,
    Um irmão de Fé

  9. Axéé mãe!!

    Que texto emocionante. Mto grata por compartilhar sua sabedoria.
    O que nos resta é agradecer sempre pelas oportunidades!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.