O que está por trás do Ho’oponopono

Uma prática que ensina a:
Ressignificar sentimentos negativos e a Reconhecer a força interior superando qualquer desafio

–  *  –

O que está por trás da prática mantrica do Ho’oponopono “Eu sinto muito; Me perdoe; Eu te amo; Sou grato”

  • “EU SINTO MUITO” – Eu assumo as responsabilidades. Nós somos os responsáveis por tudo aquilo que sentimos, então, essa primeira parte do mantra é o momento para reconhecer sua responsabilidade em relação ao que te aflige e que precisa de ajuda para resolver essa questão em seu interior.
  • “ME PERDOE” – Atrai a dor para minha realidade, só ai então, posso curar. Essa etapa é a de eliminar os sentimentos nocivos de seu interior através da busca pelo perdão.
  • “EU TE AMO” – Nesse mantra eu me conecto com a fonte do “eu sou”, do “eu posso”!
  • “SOU GRATO” –  Momento da entrega, do “está feito”. É o reconhecimento do Presente, o entendimento do passado e o aceito do futuro

O Que é Ho’oponopono?

A palavra é formada por hoo, que significa causa, e ponopono, que significa perfeição. Em uma tradução livre, o sentido da expressão seria algo como corrigir um erro, ou seja, tornar a causa perfeita. Trata-se de uma prática bastante antiga desenvolvida no Havaí, nos Estados Unidos, para purificar a mente e eliminar pensamentos negativos, mágoas e diversos outros tipos de problemas e ressentimentos.

Vale lembrar que esse exercício não possui ligação com nenhuma religião em especial, por isso pode ser realizado por pessoas que tenham as mais diferentes crenças.

A prática foi desenvolvida pelos Kahunas, nome dado aos sábios havaianos. Eles eram chamados sempre que uma pessoa apresentasse sintomas de alguma doença, seja ela física ou da mente. Esses sacerdotes acreditavam que sentimentos como o rancor, a mágoa e a culpa poderiam causar problemas de saúde. Nesse sentido, o perdão obtido através do hooponopono trazia a cura necessária para esses males. Com o tempo, essa prática se perdeu, até que, recentemente, um psiquiatra havaiano reviveu essa técnica e fez com que ela se tornasse cada vez mais popular em todo o mundo.

A prática principal do Ho’oponopono está na repetição da seguinte frase:

“Sinto Muito. Me Perdoe. Te Amo. Sou Grata.”

Pode repetir apenas uma vez, pode ser por um período, pode ser 108 vezes como muitas pessoas têm o costume de praticar.Não há regra, repita e permita que a energia flua até que se sinta leve e pleno!

 

Mônica Caraccio Ibà
@monicacaraccioiba
monicacaraccioiba.com.br

Uma ideia sobre “O que está por trás do Ho’oponopono

  1. Axé mae!!!

    Como é bom ler seus ensinamentos!!
    Quantos aprendizados tenho diariamente e nossa como é bom estar aqui!!!

    Muita gratidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.