Ferramentas Magicas são objetos que todo bruxo ou mago deve ter, são fundamentais na pratica da magia. Eles podem ampliar as probabilidades e a eficácia dos rituais servindo como aparelhos magnéticos potencializadores, catalizadores e manipuladores de energia. E possuem diversas finalidades: Armazenar, Conduzir, Atrair, Refletir, Agregar, Multiplicar, Subtrair, Somar, Dividir, Extrair, Ancorar, Emitir, Envolver, Segregar, Condensar, Sutilizar, Separar, Concentrar, Abrir ou Fechar Portais, Drenar, Saturar, Ligar, Quebrar, Iluminar, Esvanecer, Contrair, Ejetar, Criar, Formar, Controlar, entre outras finalidades a energia dos Planos Sutis e do Plano Natural.
É um utensílio, dispositivo, ou mecanismo físico e intelectual utilizado por trabalhadores da magia nas mais diversas áreas para realizar as mais diversas tarefa.
Eles vão desde de objetos artesanais a outros que podem ser comprados.
Atenção:
• Todas as ferramentas e acessórios devem ser purificados e consagrados antes de usados (mesmo para adorno). Isso vale para o que você fez, ganhou ou comprou. Assim você garante maior eficácia em suas magias.
• Nenhuma ferramenta ou acessório deve ser usado para qualquer propósito que não seja Magia ou celebrações rituais.
• Nunca, nunca toque os acessórios e ferramentas mágicas de uma outra pessoa sem a permissão dela. Da mesma forma, nunca permita que outra pessoa toque seus itens mágicos a não ser que você esteja absolutamente certo de que a energia dessa pessoa é compatível com a sua.• Os instrumentos NÃO podem ser emprestados ou vendidos depois de usados. Cada um deve ter o seu!
• Purifique e consagre novamente suas ferramentas e acessórios mágicos periodicamente.
As ferramentas e instrumentos mágicos mais comuns são:
Caldeirão: é o principal instrumento ritualístico e talvez o Instrumento Mágico mais representativo dos Bruxos. O caldeirão possui muitas finalidades: é usado para queimar incensos, ter mirações, aquecer poções e fazer feitiços. Representa o poder da transformação. Em geral representa o Útero da Grande Mãe, ou seja, a origem do Universo e de toda a Vida. Nele se realiza a Grande Alquimia Universal.
Varinha Mágica ou Bastão do Fogo: é um instrumento de invocação, por vezes utilizada para direcionar energia, para desenhar símbolos mágicos, traçar ou destraçar Círculos de proteção, para indicar a direção do perigo quando perfeitamente equilibrado na palma da mão ou no braço do Bruxo e é usada também para misturar poções mágicas no caldeirão. Representa o místico elemento fogo, símbolo da força, da vontade e do poder mágico do Bruxo que a possui. Na Magia Cerimonial, ela representa o elemento ar. É um bastão fino que pode ser feito de bronze, de cobre ou de madeira.
Adaga ou Athame: representado pelo elemento fogo e ar, a adaga possui a função de abrir portais, fazer cortes e incisões corporais, fechar rituais, também usado para proteção e agregação, seu histórico remete desde tempos remotos da pré-história e que posteriormente foi substituído por algumas culturas pela espada como ferramenta de peregrinação e proteção real. Geralmente de Metal como o cabo enegrecido, ou de madeira seca e afiada.
Incensário: representa o elemento Ar e serve para sintonizar as vibrações dos planos espirituais assim como é utilizada para materialização do mundo espiritual sobre diversas facetas, além de sintonizar e materializar, são ótimos catalizadores energéticos de cura e aguçamento.
Cajado: serve para todas as funções, para catalisar, magnetizar, manipular e potencializar
Vassoura: associada aos poderes mágicos dos tempos antigos. Um símbolo de remoção. O folclore ocidental conecta as vassouras às bruxas devido à crença de que os maus espíritos poderiam enfeitiçar o implemento utilizado para expulsá-los.
O Cálice ou Taça: representado pelo elemento água, o cálice tem a função de carregar e recarregar as forças magnéticas dos líquidos, beberagens, poções, seu material pode variar entre metal, vidro e cristal, os de plástico não são utilizados porque é um material isolador
Leque e Pena: Ajuda na manipulação do elemento Ar, é potencializador das magias de contato/comunicação. A pena tem grande uso na antiguidade clássica com pergaminhos e posteriormente na idade média com os grimórios
Punhal: manipula as energias como um direcionar e também potencializa as energias “masculinas” e o elemento fogo
Espelho: é magnético e potencializador, pode ser usado para concentrar energias e potencializar a clarividência
Sino: é um instrumento ritual de inestimável antiguidade. O toque de um sino libera vibrações com efeitos poderosos de acordo com seu volume, tom e material utilizado.
O sino é um símbolo feminino e, portanto, normalmente utilizado para invocar a Deusa em rituais. É também tocado para afastar encantamentos e espíritos malignos, para interromper tempestades ou para evocar energias positivas. Sobre estantes ou acima da porta, eles protegem a morada. Sinos são por vezes tocados em rituais para assinalar seções diversas ou marcar o início ou o fim de um encantamento. Qualquer tipo de sino pode ser utilizado.
Capa: vestimenta ritualística longa e sem mangas usada na função de agregar energia, isolar de elementos externos ao Ofício mágico, representa o espírito da arte mágica, formando um triângulo angular ao corpo
Manto: representado pelo elemento terra o manto é uma espécie de vestimenta especial usada com a função de guarnecer, imantar, manter as correntes de energia ritual, geralmente possuem dois tipos de manto, aquele que se é colocado no chão (tapete imantador) e a vestimenta de ofício que possui sua aparência com a capa
Túnica: representado pelo elemento terra – a túnica é um longo tecido de características largas e com mangas ás vezes curtas, em alguns modelos possuem mangas longas, usadas para revestimento espiritual, instrumento de identificação íntima com a Arte da magia, são usadas desde a Antiguidade Clássica Antiga
por Mãe Mônica Caraccio
Mãe! Nem comecei a ler ainda esse texto maravilhoso, mas já amo ele desde já. Agradeço muuuuito por compartilhar o seu conhecimento conosco assim, se uma forma tão livre a altruísta. Sou muito grato ao Universo por nossos caminhos terem se cruzado. Gratidão profuda! Axé!