É MUITA INSPIRAÇÃO!

Bola_de_fuegoAxé pessoal, espero que todos estejam, assim como eu, VERMELHOS de tanta alegria e inspiração.

E por falar em inspiração, nossa Umbanda é comprovadamente cheia de inspiração, não é mesmo?!? E uma prova disso é o sincretismo religioso que existe até hoje dentro de nossa religião. Sincretismo é a fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra. E foi essa fusão que o povo negro teve necessidade de fazer com a igreja católica para que se mantivessem as suas tradições, aliás, sem o sincretismo talvez não tivéssemos os traços religiosos africanos que temos hoje.

Reginaldo Prandi, mestre em Sociologia pela USP; Professor do Curso de Pós-Graduação em Sociologia da USP e Pesquisador do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-, diz que: “Para se viver no Brasil, mesmo sendo escravo, e principalmente depois, sendo negro livre, era indispensável, antes de mais nada, ser católico. Por isso, os negros no Brasil que cultuavam as religiões africanas dos orixás, voduns e inquices se diziam católicos e se comportavam como tais. Além dos rituais de seus ancestrais, frequentavam também os ritos católicos. Continuaram sendo e se dizendo católicos, mesmo com o advento da República, quando o catolicismo perdeu a condição de religião oficial”.

E dessa fusão nasceu Jesus Cristo sincretizado com Oxalá, Santa Barbara com Iansã, São Jorge com Ogum e tantos outros santos substituindo os otás e ferramentas sagradas dos Orixás.

Até aqui percebemos a necessidade de um povo que, para não perder suas origens, sua memória e seu Sagrado, teve que usar o sincretismo religioso. Agora, a inspiração fica clara quando percebemos as semelhanças de sentidos, significados, ações, qualidades e atributos entre o Santo e o Orixá.

Vejam a história de São Jorge, que é sincretizado com Ogum:

Em torno do século III d.e.c., quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal. Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade – qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.

Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses. Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defender com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Indagado por um cônsul sobre a origem desta ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da VERDADE. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: “O QUE É A VERDADE?”. Jorge respondeu: “A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade.”

Como Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Jorge sempre respondia: “Não, imperador! Eu sou servo de um Deus vivo! Somente a Ele eu temerei e adorarei”. E Deus, verdadeiramente, honrou a fé de seu servo Jorge, de modo que muitas pessoas passaram a crer e confiar em Jesus por intermédio da pregação daquele jovem soldado romano. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303. Jorge se torna o Verdadeiro guerreiro da fé.

E vejam as qualidades e significados de São Miguel Arcanjo, que também é sincretizado com Ogum:

É um dos primeiros e mais eminentes dos espíritos celestiais, considerado o Príncipe dos Anjos. É o chefe dos anjos rebeldes, em defesa da autoridade de Deus. É um espírito guerreiro, arauto de Deus, Príncipe e Chefe dos exércitos celestiais. É o patrono dos agonizantes, “o guia das almas para o céu”. Se pôs à frente dos anjos fiéis contra Lúcifer.

A arte cristã o apresenta em armadura brilhante, com lança e espada, em voo como de mergulho sobre o dragão infernal, fazendo-o sentir o vigor irresistível do pé vitorioso, arremessando-o às profundezas do inferno.

Pois bem, digam-me se não é muita inspiração esses sincretismos? Afinal de contas, será que quando começaram a acontecer os primeiros sincretismos os negros sabiam das histórias dos santos com total clareza para que as associações ocorressem de forma tão perfeitas?

É, acho que Ogum já estava de ronda, ordenando nossa Umbanda!

Salve São Jorge Guerreiro

Salve São Miguel Arcanjo

Salve Ogum

Patacury Ogum!

Excelente final de quarta feira a todos! Muito Axé!

por Mãe Mônica Caraccio

9 ideias sobre “É MUITA INSPIRAÇÃO!

  1. Que lindo isso Mãe, ver um Guerreiro se expondo deixando bem claro sua fé inabalável e lutando com todas suas forças provando que Olorum é maior e sempre será. Saravá Ogum!!!

  2. Axé mae!

    Uma história mais linda que a outra!

    Gratidão por compartihar sua sabedoria!

    Patacury Ogum!

  3. Mais uma verdadeira aula. A Umbanda nasce do sincretismo e não temos como negar as semelhanças com santos, Deuses, astros e manifestações da Natureza.

    Salve Ogum! Salve São Jorge! Salve São Miguel! Salve São Sebastião!

  4. Axé!

    Obrigada por compartilhar todo esse conhecimento!
    Talvez seja atrevimento, mas acho que é uma demonstração de que o divino nos guia, mesmo que ainda não tenhamos clareza.
    Linda história de São Jorge.

    Patacury Ogum!

  5. Desculpa minha ignorância e curiosidade, mas eu aprendi que no sincretismo arcanjo São Miguel representa a justiça ou seja xango na nação ! Inclusive já vi vários babás e yá cultivando estas imagens em seus quarto de Santo! Se estiver enganado qual seria o certo então? E aproveitando pra dizer que adoooro sua página. Grande abraço axé.

  6. Axé Mãe, Linda, linda a história de São Jorge, firme na fé em Deus.
    Hoje cultuado e amado por milhares de pessoas, que nos momentos de incertezas e sofrimento busca Nele a força e a determinação para superar os percalços da vida.
    Como a senhora cita o sincretismo ajuda a compreender e identificar qualidades, atributos e ações ligadas a cada cada santo e orixá e é muito bom conhecer um pouco a história de como tudo começou.
    Lembrando….Hoje é dia de Santo Expedito …Santo Guerreiro, Santo das Causas Impossíveis e Patrono da Policia Militar. Salve Ogum!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.