Constelação Sistêmica

Constelação Sistêmica Familiar Integrativa

Constelação Sistêmica ou Familiar é um método psicoterápico criado e desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger que lida com sistemas de pessoas buscando o diagnóstico e a solução de problemas e conflitos.

CONSTELAÇÃO SISTÊMICA - um trabalho direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas chamado de “Ordens do Amor”

Um trabalho direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas chamado de  “Ordens do Amor”

Como conjuntos de estrelas que formam figuras no céu, estamos ligados em sistemas que são constituídos pela família, nos ambientes profissionais, sociais… Nesses sistemas, ambientes, encontramos nossas mais fortes relações, emoções e influencias.

Quantas vezes vemos os filhos e netos repetirem costumes?… Até mesmo com daqueles que já se foram vemos atitudes e manias iguais. Seriam aprendizados através de exemplos? Genética? Convivência? Talvez tudo isso e outros mais – Bert Hellinger afirma que mais de 50% dos nossos problemas são de origem sistêmica.

O importante é que, de fato, isso acontece! Repare: você tem, no mínimo, um caso de repetição para contar, talvez a escolha “espontânea” por uma profissão igual ao do seu pai ou da sua mãe, ou quem sabe a inclinação, mesmo que inconsciente, em buscar um parceiro com características parecidas com seu próprio pai ou mãe…

Enfim, esse trabalho é, então, uma oportunidade de descobrirmos de que forma estamos embaraçados dentro do sistema familiar ou outros e que papéis assumimos inconscientemente. A Constelação é tão versátil e abrangente que pode explicar atitudes e comportamentos conscientes e, principalmente, inconscientes melhorando todo o sistema em questão, trazendo em sentimento indescritível de liberdade, amor e esperança.

Alguns dizem que o processo é mágico. Mas a mágica está em tomar consciência das relações e de nossa própria postura diante delas, fato que permite alterações das atitudes e do comportamento. Também se amplia a visão do “todo”, ou seja, passamos a entender as coisas como de fato são.

Constelações Sistêmicas e Familiares podem ajudar pessoas:

  • em relacionamentos problemáticos
  • que desejam ter um relacionamento
  • que querem se libertar dos emaranhamentos familiares
  • que estão diante de grandes decisões
  • que querem superar conflitos internos e externos
  • que buscam o êxito profissional
  • que buscam melhora financeira

 

Contextos nos quais as constelações podem ajudar para encontrar soluções:

  • conflitos e golpes de destino em relacionamentos e na família
  • quando pais que se separam querem encontrar o lugar certo para os seus filhos
  • quando pessoas têm a experiência como estranhos em grupos e na família
  • quando pessoas não “podem” se permitir de serem felizes e bem-sucedidos
  • quando acontecimentos históricos colocaram um peso sobre a família
  • no caso de bullying, doenças frequentes, traumas, depressão, ansiedade

 

A Constelação Sistêmica visa, de forma prática e vivencial, dissolver velhos padrões repetitivos como conflitos, medos, crenças e doenças que, de alguma forma, impedem o livre fluxo de amor entre os membros de um sistema.

___  *  ___

O Ministério da Saúde reconhece a Constelação Familiar como prática complementar no SUS, já o Poder Judiciário adota a Constelação como mecanismo de conciliação.

___  *  ___

por Mônica de Castro Caraccio

ATENDIMENTO INDIVIDUAL 
Informe-se: whatsApp (11)99707-8295 
            minhaumbandacarismatica@gmail.com

 “ORDENS DO AMOR”

 – Base das Constelações –

Muita gente julga que o amor tem o poder de superar tudo, que é preciso apenas amar bastante e tudo ficará bem. (…). Para que o amor dê certo, é preciso que exista alguma outra coisa ao lado dele. É necessário que haja o conhecimento e o reconhecimento de uma ordem oculta do amor. ”
Bert Hellinger

constelar

As constelações familiares, desenvolvidas pelo alemão Bert Hellinger, têm como principal fundamento a necessidade de seguir 3 leis básicas que atuam ao mesmo tempo. Essas leis Hellinger denominou de “Ordens do Amor” e são:

 

  • O PERTENCIMENTO – primeira lei que se refere à pertinência: Todos têm o igual direito de pertencer.
  • O EQUILÍBRIO – segunda lei que se refere ao equilíbrio entre dar e receber.
  • A ORDEM – terceira lei diz que há uma hierarquia de tempo: os mais antigos vêm primeiro e na sequencia os mais novos.

Quando essas leis são ignoradas causam grandes distúrbios, conflitos e dores em escala individual e coletiva.

Hoje, denominamos essas leis como  “Leis Naturais do Amor”, pois na verdade é uma lei da natureza, assim como a gravidade. Elas atuam independente do nosso conhecimento, concordância, opinião etc, são fundamentais e atuam através do amor profundo entre descendentes e antepassados, entre futuro e passado.

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2011, Hellinger (com obras traduzidas em mais de 20 idiomas) afirma que quando se age de acordo com as leis, a vida flui e nossos objetivos se desenvolvem. Quando as transgredimos, a consequência é perda da saúde, da vitalidade, da realização e dos bons relacionamentos, assim como o fracasso nos objetivos de vida.

Durante uma constelação, o objetivo é identificar quais leis podemos, consciente ou inconscientemente, estar transgredindo e nos recolocar na vida de uma forma que possamos respeitá-las.

 

por Mônica de Castro Caraccio

ATENDIMENTO INDIVIDUAL 
Informe-se: whatsApp (11)99707-8295 
            minhaumbandacarismatica@gmail.com