Constelação Sistêmica

Constelação Sistêmica Familiar é um MÉTODO PSICOTERÁPICO criado e desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger (indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2011) que lida com grupo de pessoas solucionando conflitos, dissolvendo situações repetitivas, atuando até nos casos de bullying, doenças frequentes, traumas, depressão, ansiedade.

Ideal para aquele que já estão em estado de exaustão emocional, para aquele que não aguentam mais carregar tanto peso pois esse método é considerado pela psicologia como uma TERAPIA BREVE, ou seja, você não precisa de várias “sessões” para resolver uma mesma questão. Na Constelação Sistêmica toda cura e destravamento emocional acontecem em uma única sessão. Realmente, em apenas uma.

*

Minha experiência com a Constelação Familiar

Difícil colocar em papel tudo que acontece, tudo que sentimos, tudo que melhora… Bem difícil! Leiam esse depoimento. Percebam a grandeza, a profundidade e a expansão desse trabalho que mistura amor, física quântica, neurociência e cognição chamado CONSTELAÇÃO SISTÊMICA. 

Leiam e saibam, concordo plenamente com a Bia: “É uma experiência única que deveria ser obrigatória a todos”… 

“Tive um ano muito agitado em 2018. Meu namoro se firmou e decidimos nos casar. Eu umbandista, ele… nada. Na semana que fomos morar juntos, meu pai adoeceu (teve um infarto e três AVCs. Foi salvo por milagre). Meu pai fez sua passagem, mas não sem dizer que nos dava sua “benção” e que me casar era o caminho certo a tomar. Já havíamos decidido casar em Janeiro, apenas três meses após a morte dele. Haviam muitas coisas não resolvidas. E, pela mão sábia da Mãe Mônica, fui guiada a fazer uma constelação algumas semanas antes.

Inicialmente, não aceitei o que estava sendo exposto. Não aceitava me posicionar, sair da minha área de conforto emocional (aparente). A Constelação nos confronta, nos coloca de frente com verdades que não queremos aceitar, seja por nossas crenças limitantes, seja por nossa teimosia. (e nisso eu não falhava. Mesmo.)

Sai mexida, com a Mãe aparentemente interrompendo o fluxo no meio. Aparentemente. Ela me disse que continuaríamos, porque ao invés de me abrir, estava me fechando.

No dia do meu casamento, com meu noivo ao lado, ela continuou e pediu que eu me posicionasse. E foi LINDO. Durante o casamento, eu agradeci a tudo que recebi, tanto pra minha mãe quanto pro meu pai, assim como meu marido. Foi tocante, emocionante, definitivo.

A constelação permitiu que eu entrasse em lugares e aceitasse coisas que nunca antes eu poderia aceitar. Aceitar que meu pai fazia parte do meu passado, sem que isso me machucasse, ou ferisse sua memória. Me fez ver que muitas das minhas limitações provinham de experiências que eu sequer lembrava ou tinha acesso. A constelação quase matrimonial me fez leve em relação ao conceito de família que eu aceitava pra mim naquele momento. É uma terapia rápida, voando, que me mexe com tudo, e que depois coloca tudo no lugar.

Após essa experiência, eu acabei fazendo uma constelação profissional. Eu era uma boa profissional que poucas vezes fui reconhecida. Após a constelação e tudo que fui entendendo, hoje as pessoas me veem de forma diferente, eu me vejo de forma diferente, e tudo o que posso sentir é gratidão. Sou uma pessoa renovada, renascida, e hoje o aprendizado que tive se mantem e se leva pra outros cantos de minha vida. É uma experiência única que deveria ser obrigatória a todos.” Bia Blanco out/2019

imagesQue tal começar a semana tomando atitude que melhora efetivamente tua vida e de muitos outros ao teu entorno?Saiba em que a Constelação Sistêmica Familiar pode ajudar:
– em relacionamentos problemáticos ou mesmo na falta de relacionamento;
– na liberação dos emaranhamentos familiares
– na superação de conflitos internos e externos
– no êxito profissional
– na melhora financeira
– nos casos de doenças frequentes, traumas, depressão, ansiedade
– repetições de situações dentro do âmbito familiar ou na vida

Não é magica, Constelação Sistêmica Familiar visa, de forma prática e vivencial, dissolver velhos padrões como conflitos, medos, crenças e doenças que, de alguma forma, impedem o livre fluxo de amor entre os membros de um sistema e o progresso em tua vida.

por Mônica de Castro Caraccio

ATENDIMENTO INDIVIDUAL
Informe-se: whatsApp (11)99707-8295

___  *  ___

Por Bert Hellinger

Bert Hellinger nasceu na Alemanha, numa família católica com muitos filhos, no período entre as duas guerras mundiais, diante de um contexto econômico e social muito difícil que levou ao surgimento do partido Nazista. Aos doze anos ganhou uma anotação em seu boletim escolar feita por um policial político nazista por discordar que um famoso filósofo Alemão que morrera antes do nazismo, fosse nazista.

Com a eclosão da 2ª Guerra mundial foi recrutado para guerra e logo capturado pelas tropas americanas passando um ano como prisioneiro de Guerra. Após, retorna para Berlim onde serviu em uma ordem Missionária Católica, sendo enviado para África do Sul.

Na África do Sul ele se envolve com a tribo Zulu, aprendendo muitas coisas com a tribo como o grande respeito que possuíam por seus pais, a forma como as mães Zulus tratavam suas crianças, também que dentro do ambiente da tribo existiam poucos conflitos familiares.

Então se questionou o porquê algumas vezes os valores morais eram colocados acima dos valores pessoais em situações como o Nazismo e o Apartheid. Percebeu que o que atua por traz dos valores morais é a consciência leve e pesada. Foi então que reconheceu as 3 Ordens do Amor – hierarquia, equilíbrio entre dar e tomar, pertencimento – leis universais que atuam sobre todos os relacionamentos humanos.

Essas descobertas progressivas de Bert Hellinger, nos permite enxergar os relacionamentos humanos de uma outra forma, através da compreensão desses princípios, encontrar soluções para conflitos familiares, pessoais e profissionais que pensávamos não existir mais.

___  *  ___

Imagine entender

bigstock-Insurance-Agent-Holds-Hands-Ov-275571802-1024x682Imagine entender a provável causa de um “problema” que você vivencia e sofre há tempos e poder encontrar solução e seguir em paz…

Parece mágica, mas é? Para outros parece impossível descobrir como sair desse circulo vicioso de dor sem diagnóstico ou de dificuldades, mas é possível e só depende de você!

Afirmo: somos reflexos de nosso passado, aliás, você sabia que 87% dos problemas emocionais que sofremos na vida adulta estão relacionados ao nosso histórico familiar? E que destes, 45% estão relacionados a até 5 gerações passadas? Ou seja, o passado está presente sim!!!

Porem, tentar adivinhar ou resolver sozinho a sua história familiar pode causar problemas maiores e até agravamento do problema em si… Você não precisa fazer isso sozinho, ok…

Se hoje você está confrontando seus relacionamentos familiares, está mal no trabalho, em conflito, vivenciando situações repetidas, sofrendo, deprimido… então você precisa conhecer a Constelação Sistêmica Familiar.

As constelações familiares nos dão a oportunidade de compreender os esquemas em seu nível mais profundo. Elas permitem que nos libertemos, ao mesmo tempo que encontramos a paz e a felicidade.

por Mãe Mônica de Castro Caraccio

ATENDIMENTO INDIVIDUAL
Informe-se: whatsApp (11)99707-8295

___  *  ___

dialogosdosaber.com.br-constelacao-familiar-dia-sete-de-abril-constelacao-familiar-evento-1080x630Axééé a todos… dias atras postei duas de minhas vivencias com a constelação familiar no Face, como nem todos tem acesso a minha pagina (@monicacaraccioiba)  , compartilho aqui com vocês… Sempre na intenção de aprendizado, de melhoria, de entendimento e de proporcionar encontros com a paz interior e exterior. Afinal, estamos aqui para um caminhar sereno e gracioso.

Agradeço o carinho de todos e booorraaaaa melhorar nossa vida…

Olá… Quero compartilhar um pedacinho do meu atendimento de hoje… Foi muito intenso e profundo. Aliás, Constelação Sistêmica Familiar é assim mesmo: intensa e profunda!

Bom, atendi a ‘moça’ (vou chama-la assim para evitar exposição) primeiramente no Tarô. Vários aspectos de sua vida estavam relativamente bem, porém na casa das relações amorosas saíram as lâminas IV e XX que representam as cartas do enamorados e do julgamento, isso quis dizer que sua relação com o amor estava inconsistente, duvidosa, longe de estabilizar, longe de encontrar alguém que pudesse se unir a ela como companheiro.

Com esse aspecto um tanto negativo mais os conselhos e direcionamentos que o Tarô expôs durante todo o jogo, orientei a ‘moça’ fazer uma sessão de Constelação Sistêmica Familiar.

Constelação Sistêmica Familiar é um tratamento considerado “Movimento da Alma” e foi isso que aconteceu! Foi-se trazendo representações, acessando campos morfogenéticos, ressignificando passado, entendendo padrões repetitivos, agradecendo, perdoando, honrando, pertencendo… Mas, o grande feito foi que ela descobriu, que percebeu, que viu claramente o quanto ‘laços de dependência’ ainda existiam dela com seu ex marido, mesmo ela alegando orgulhosa que a decisão da separação partirá dela, que já estava superada e que tudo já estava harmonizado, inclusive pelo longo tempo já passado. Nesse momento tudo vez sentido, lágrimas rolaram, corpo arrepiou… Ficou óbvio que era uma LIGAÇÃO TOTALMENTE INCONSCIENTEMENTE e que daquela forma que estava nenhum novo relacionamento aconteceria. Ela manteria as autos sabotagens, culparia o destino ou os outros, fermentaria o medo, alimentaria momentos depressivos, a baixa autoestima…

Então, com as representações reconhecidas diante de seus olhos ela conseguiu perdoar, permitir e direcionar o ex marido onde de fato é seu lugar nesse momento, respeitando assim uma das lei sistêmicas mencionada por Bert Hellinger psicoterapeuta alemão que desenvolveu a Constelação: a Lei do Pertencimento.

E foi assim! E foi “simples assim” que a ‘moça’ resolveu um entrave gigantesco e tão imperceptível que talvez ela nunca conseguisse perceber ou entender o porquê de não ter uma vida emocional “normal”. Sim, foi “somente” ela atender a um chamado: o Tarô; ouvir e aceitar meu direcionamento, ter atitude e “enfrentar” a Constelação… Se abrir, ver e decidir: cada coisa no seu lugar e um futuro de prosperidade, com novo amor e companheirismo. Emocionante, intenso e profundo!!!

Uma constelação muito bem realizada, quase três horas de muita emoção, muita técnica e todo um Sistema Familiar muito bem conciliado sob as genuínas Ordens do Amor.

Graças…

___  *  ___

tumblr_phksm3oHuO1u93q4uo1_1280

Puxa, foi tão intenso e bom. Foi tão importante e ficou tudo tão leve que vale compartilhar. Mesmo porque, o outro post foi muito positivo, recebi inúmeros comentários particulares do quando ajudou a entender um pouco mais a vida e todo o sistema.

Então aproveitem a leitura, fala sobre um atendimento que realizei dias atrás, fala sobre a Constelação Sistêmica Familiar e posso afirmar que foi no mínimo LIBERTADOR.

Assim que iniciamos a sessão e começaram as representações abrindo os campos morfogenéticos – claro que tudo envolvido de muita emoção, gratidão, honra e amor – a ‘moça’ (essa referência é para evitar exposições, ok) que se encontrava carregada de raiva pela mãe, saturada pelo medo do fracasso e totalmente bloqueada em seu desempenho profissional pois dizia temer herdar o insucesso profissional de seu pai menciona, “quase sem querer”, que seu pai faleceu igual a seu avô, ou seja, os dois, pai e filho, morreram jovens e de forma repentina depois de um tombo.

Sim, pasmem, aqui foi o ápice da sessão… A partir dessa fala despropositada ficou claro tudo que estava acontecendo, pontuo:

1º ‘a moça’ estava pressa em um expressivo trauma que se transformou em uma poderosa crença LIMITANTE – a crença de herdar o fracasso profissional do pai devia ao fato de achar natural “as histórias se repetirem” na vida de sua família – Aqui é importante mencionar que uma crença influência nosso consciente e principalmente nosso inconsciente 78%, ou seja, toda crença pode paralisar ou alavancar nossa vida consideravelmente, não acham??… Ponto relevante é saber que a Constelação Sistêmica tem mecanismos PRÓPRIOS E POTENTES para quebrar as crenças limitantes, para libertar o emocional dessas memórias paralisantes.

2º a relação difícil com a mãe estava conectada ao fato da mãe não se manter no presente e sim, ao passado momento em que seu marido faleceu. Assim, as questões da vida atual, inclusive a própria filha, estavam cada vez mais distantes e tudo ficava nebuloso, amargo e de difícil acesso (tanto que ‘ a moça´ disse ficar semanas sem ao menos falar com a mãe). Esse fato gerava o rompimento da Lei do Pertencimento que rege a Ordem do Amor na visão da Constelação Sistêmica, portanto a raiva, a falta de interesse ou mesmo o deslocamento dos laços familiares.

3º na Constelação, qualquer tipo de desarmonia ou ruptura com o pai representa dificuldade em se estabelecer, bloqueio de se fixar em um ambiente provedor (profissional) além de certa inquietude com energia terra, aquela que sustenta, que germina… Já a desarmonia ou ruptura com a mãe representa dificuldade com a abundância, o que quer dizer com a prosperidade, com o dinheiro ou qualquer coisa que envolva o ato de receber. Portanto, obviamente as dificuldades da ‘moça’ em relação à sua vida profissional, em se estabelecer e crescer no ambiente coorporativo esta totalmente fundamentada.

Enfim, sem querer me alongar mais (teria ainda muita coisa para compartilhar) acredito que não preciso dizer que tudo foi sendo sanando, decantando e curando pela compreensão real dos fatos. Tudo foi sendo colocado amorosamente em seu tempo, em seu pertencimento respeitando e honrando a hierarquia dando ‘a moça’ a recuperação de seu poder de fazer escolhas, o que a deixa livre e produtiva.

Acredito que também não preciso dizer muito sobre o fato de não conhecer outra terapia que em APENAS uma sessão mergulha tão profundamente resolvendo tanta e tantas coisas.
Coisas tão delicadas e tão pessoais que somente esse MOVIMENTO DE ALMA, mais a FÍSICA QUÂNTICA e mais a NEUROCIÊNCIA – pilares da CONSTELAÇÃO SISTÊMICA FAMILIAR junto a um INTEGRO, ESTUDIOSO e ÉTICO profissional para efetivamente SOLUCIONAR.

Graças…

Mônica de Castro Caraccio
*****************************
Master Coach Integrativa
Hipnoterapeuta Ericksoniana
Consteladora Sistêmica
Taróloga terapêutica 
Sacerdotisa (minha fé é o que me guia)
Mulher, Mãe, Maga, Filha, Batalhadora, Trabalhadora, Estudiosa, Ética e HUMANA.

___  *  ___

Tão profundo e transformador…

Constelação Sistêmica Familiar Integrativa

Constelação Sistêmica ou Familiar é um método psicoterápico criado e desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger que lida com sistemas de pessoas buscando o diagnóstico e a solução de problemas e conflitos.

CONSTELAÇÃO SISTÊMICA - um trabalho direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas chamado de “Ordens do Amor”

Um trabalho direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas chamado de  “Ordens do Amor”

Como conjuntos de estrelas que formam figuras no céu, estamos ligados em sistemas que são constituídos pela família, nos ambientes profissionais, sociais… Nesses sistemas, ambientes, encontramos nossas mais fortes relações, emoções e influencias.

Quantas vezes vemos os filhos e netos repetirem costumes?… Até mesmo com daqueles que já se foram vemos atitudes e manias iguais. Seriam aprendizados através de exemplos? Genética? Convivência? Talvez tudo isso e outros mais – Bert Hellinger afirma que mais de 50% dos nossos problemas são de origem sistêmica.

O importante é que, de fato, isso acontece! Repare: você tem, no mínimo, um caso de repetição para contar, talvez a escolha “espontânea” por uma profissão igual ao do seu pai ou da sua mãe, ou quem sabe a inclinação, mesmo que inconsciente, em buscar um parceiro com características parecidas com seu próprio pai ou mãe…

Enfim, esse trabalho é, então, uma oportunidade de descobrirmos de que forma estamos embaraçados dentro do sistema familiar ou outros e que papéis assumimos inconscientemente. A Constelação é tão versátil e abrangente que pode explicar atitudes e comportamentos conscientes e, principalmente, inconscientes melhorando todo o sistema em questão, trazendo em sentimento indescritível de liberdade, amor e esperança.

Alguns dizem que o processo é mágico. Mas a mágica está em tomar consciência das relações e de nossa própria postura diante delas, fato que permite alterações das atitudes e do comportamento. Também se amplia a visão do “todo”, ou seja, passamos a entender as coisas como de fato são.

Constelações Sistêmicas e Familiares podem ajudar pessoas:

  • em relacionamentos problemáticos
  • que desejam ter um relacionamento
  • que querem se libertar dos emaranhamentos familiares
  • que estão diante de grandes decisões
  • que querem superar conflitos internos e externos
  • que buscam o êxito profissional
  • que buscam melhora financeira

 

Contextos nos quais as constelações podem ajudar para encontrar soluções:

  • conflitos e golpes de destino em relacionamentos e na família
  • quando pais que se separam querem encontrar o lugar certo para os seus filhos
  • quando pessoas têm a experiência como estranhos em grupos e na família
  • quando pessoas não “podem” se permitir de serem felizes e bem-sucedidos
  • quando acontecimentos históricos colocaram um peso sobre a família
  • no caso de bullying, doenças frequentes, traumas, depressão, ansiedade

 

A Constelação Sistêmica visa, de forma prática e vivencial, dissolver velhos padrões repetitivos como conflitos, medos, crenças e doenças que, de alguma forma, impedem o livre fluxo de amor entre os membros de um sistema.

___  *  ___

O Ministério da Saúde reconhece a Constelação Familiar como prática complementar no SUS, já o Poder Judiciário adota a Constelação como mecanismo de conciliação.

___  *  ___

por Mônica de Castro Caraccio

ATENDIMENTO INDIVIDUAL 
Informe-se: whatsApp (11)99707-8295

 “ORDENS DO AMOR”

 – Base das Constelações –

Muita gente julga que o amor tem o poder de superar tudo, que é preciso apenas amar bastante e tudo ficará bem. (…). Para que o amor dê certo, é preciso que exista alguma outra coisa ao lado dele. É necessário que haja o conhecimento e o reconhecimento de uma ordem oculta do amor. ”
Bert Hellinger

constelar

As constelações familiares, desenvolvidas pelo alemão Bert Hellinger, têm como principal fundamento a necessidade de seguir 3 leis básicas que atuam ao mesmo tempo. Essas leis Hellinger denominou de “Ordens do Amor” e são:

 

  • O PERTENCIMENTO – primeira lei que se refere à pertinência: Todos têm o igual direito de pertencer.
  • O EQUILÍBRIO – segunda lei que se refere ao equilíbrio entre dar e receber.
  • A ORDEM – terceira lei diz que há uma hierarquia de tempo: os mais antigos vêm primeiro e na sequencia os mais novos.

Quando essas leis são ignoradas causam grandes distúrbios, conflitos e dores em escala individual e coletiva.

Hoje, denominamos essas leis como  “Leis Naturais do Amor”, pois na verdade é uma lei da natureza, assim como a gravidade. Elas atuam independente do nosso conhecimento, concordância, opinião etc, são fundamentais e atuam através do amor profundo entre descendentes e antepassados, entre futuro e passado.

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2011, Hellinger (com obras traduzidas em mais de 20 idiomas) afirma que quando se age de acordo com as leis, a vida flui e nossos objetivos se desenvolvem. Quando as transgredimos, a consequência é perda da saúde, da vitalidade, da realização e dos bons relacionamentos, assim como o fracasso nos objetivos de vida.

Durante uma constelação, o objetivo é identificar quais leis podemos, consciente ou inconscientemente, estar transgredindo e nos recolocar na vida de uma forma que possamos respeitá-las.

 

por Mônica de Castro Caraccio

ATENDIMENTO INDIVIDUAL 
Informe-se: whatsApp (11)99707-8295