Comece já…

Já sabemos que no mundo espiritual a gratidão nos conecta com Deus e com forças espirituais divinas que nos irradia luz, serenidade e amor. Mas, veja  o que a gratidão promove em nosso cérebro e corpo… Olha que importante: a Neurociência explica que quando geramos sentimentos de gratidão em nossos pensamentos ativamos o sistema de recompensa do cérebro, localizado numa área chamada Núcleo Accubens, esse sistema é responsável pela sensação de bem-estar e prazer do nosso corpo. Além disso, quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que fomos bem sucedidos e que existem coisas na nossa vida que merecem reconhecimento e somos gratos por isso, ocorre liberação de dopamina, um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer. Por outra via neural, a gratidão estimula as vias cerebrais para a liberação de outro hormônio chamado ocitocina, que estimula o afeto, traz tranqüilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia. 

Por isso, pessoas que manifestam gratidão vivem com níveis elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

Segundo o livro “A Magia“, da Rhonda Byrne, existem pelo menos 28 maneiras de praticar a gratidão, aproveitem essas 10 maneiras que mais me impactaram:

  1. Faça uma lista de 10 coisas pelas quais você é grato na sua vida. Escreva por que você é grato por cada uma delas. Leia a lista diariamente em voz alta ou em silêncio, agradecendo com profundo sentimento ao final de cada uma delas. Essa lista pode ser alternada de tempos em tempos.
  2. Ocasionalmente, pare alguns minutos para refletir:
    • tudo o que recebeu sem que precisasse gastar nenhum dinheiro. Agradeça cada lembrança.
    • relembre também ocasiões em que vendeu um produto ou serviço, e foi pago por isso. Agradeça cada lembrança.  
  3. Agradeça diariamente por TODO O DINHEIRO QUE JÁ RECEBEU AO LONGO DA VIDA.
  4. Agradeça cada situação aparentemente desfavorável que ocorrer durante o seu dia. Imagine que certamente essa situação ocorreu por dois motivos:
    • para lhe proteger de algo pior
    • por que você não foi grato o suficiente por algo relacionado à situação. Aproveite e agradeça fervorosamente.
  5. Imagine que você é um Mago e da sua mão, sai um pó mágico. Antes das refeições, salpique pó mágico sobre a sua comida, agradecendo a oportunidade de ter aquele alimento à sua disposição. Não se importe com o que os outros vão dizer. Apenas faça.
  6. Faça o mesmo diariamente com pelo menos 10 pessoas que prestarem algum serviço a você, dizendo-lhes obrigado.
  7. Crie o hábito de logo ao acordar, agradecer por estar VIVO E COM SAÚDE! Você vai acordar muito mais disposto.
  8. Crie o hábito de ao acordar, agradecer 3 coisas da natureza. Pode ser o SOL, a ÁGUA, o AR, as ÁRVORES, sentindo a gratidão invadir o seu corpo. Para ajudar, pense por que você se sente grato por estes elementos.
  9. Crie o hábito de ao acordar, agradecer a 5 órgãos do seu corpo, variando diariamente. Lembre-se que as menores partes do seu corpo tem a mesma importância do que as maiores.
  10. Agradeça o que você já conquistou: emprego, carro, casa, bicicleta, moto, viagens…

Exercitar o sentimento de gratidão dissolve o medo, a angústia e os sentimentos de raiva. Fica mais fácil controlar os estados mentais tóxicos e desnecessários. Entenda, o nosso cérebro não é capaz de sentir ao mesmo tempo gratidão e infelicidade. Você é quem faz a escolha. Ocupe seu espaço interno e exercite diariamente a gratidão.

Precisa de mais motivos para ser grato??? Então saiba…

  • Pessoas constantemente agradecidas são mais energéticos, emocionalmente inteligentes, tolerantes e menos propensas a serem deprimidas, ansiosas ou solitárias.
  • Gratidão incentiva o comportamento moral e ajuda as pessoas a lidar com o estresse, trauma e adversidade.
  • Também inibe a comparações negativas com os outros e empurra para fora e substitui as emoções negativas.
  • Quando expressamos nossa gratidão aos outros, fortalecemos nosso relacionamento com eles.
  • Pessoas gratas se sentem mais saudáveis fisicamente e gastam mais tempo se exercitando.

Comece cedo, já pela manhã experimente pensar nos diversos motivos que você tem para sentir gratidão. E termine seu dia refletindo sobre as realizações que lhe deram prazer.

Gratidão… E muito Axé!!!

por Mãe Mônica Caraccio

5 ideias sobre “Comece já…

  1. Sensacional Mãe. Muito Axé e muita Luz na sua caminhada. Sendo assim agradeço imensamente pelo carinho o cuidado e por nos transmitir esse grandioso ensinamento. Axé!!

  2. Agradecer e não reclamar por cada dificuldade (ou livramento?) e obstáculos no caminho.. agradecer e reconhecer tudo o que há de bom na vida, todos os momentos já vividos até este exato instante.
    Obrigada mais uma vez, Mãe, por mais um texto motivador e lindo, que nos relembra a importância de estar em harmonia com tudo e todos, e sentir-se em gratidão profunda.
    Axe!

  3. Axé mãe!

    Primeiramente vou agradecer a vida e depois a voce que nos tanto traz conhecimento, sabedoria e percepçoes.
    Gratidao.pelo amparo espiritual!
    Bora viver a lei do amor e ser feliz!
    Mto axéé

  4. no nosso vicio egoista deixamos de agradecer e so lembramos de criticar nao importando o assunto, precisamos urgente de mudar os vicios tolos que so deixa de evoluir nesta encarnacao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.