Banho de Guaraná #Banho de Renovação

Chegooouu!!!cosme-e-damiao

Chegou a festa de maior realização na Umbanda… Chegou a festa de Erês, de Cosme e Damião, e com ela os fluidos de puro amor e esperança.

Nos dias 26 (para os católicos) e 27 de setembro (para o Candomblé e a Umbanda), comemora-se o Dia de Cosme e Damião. Eles eram irmãos gêmeos, médicos que viveram na Ásia Menor. Jovens curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro tornando-os conhecidos e ainda pregavam os ensinamentos de Jesus provocando a ira do imperador, tanto que foram degolados por volta do ano 300 d.C., vítimas de perseguição do imperador romano Deocleciano. Na religião católica eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

No Candomblé e na Umbanda eles são conhecidos como o orixá Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Seus devotos costumam fazer caruru – uma comida típica da tradição afro-brasileira, chamado também de “Caruru dos Santos” ou “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos: Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi. Os Ibejis são considerados protetores dos gêmeos e das crianças, por isso as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenageá-los ou mesmo para cumprir promessas feitas a eles.

A festa de Erês, das Crianças, ou mesmo de Cosme e Damião como acontece na Umbanda sempre transmiti uma energia única para quem a frequenta. É realmente um banho de renovação e ânimo para todos que os buscam. Aliás, importante saber que os Erês são os Guias Espirituais (“as crianças espirituais”) que incorporam, que dão passes e aconselhamentos, são Espíritos de Luz que enchem nossas almas de esperança, alegria e empolgação.

Afirmo também que na Umbanda os Erês são considerados grandes defensores daqueles que os cultuam e jamais deixam desamparados aqueles que lhes direcionam uma oração. São exímios feiticeiros, tanto que, aquilo que os Erês fazem ninguém desfaz

Além disso tudo, Eles despertam em nós nossa mais pura essência, vontade de progredir e de buscar a felicidade plena. Esses sentimentos são oriundos do nosso verdadeiro ‘eu’ que reprimimos durante nosso crescimento. Porém, os Erês conseguem enxergar nosso ‘eu’ e farão o possível para que relembramos o verdadeiro significado de viver.

Por fim, fica a reflexão: Será mesmo que dá para perder uma festa/gira dessa magnitude?

_________ ORAÇÃO AOS ERÊS  _________

“OMI IBEJI. BEJÉ ERÓ! SALVE A FORÇA DAS CRIANÇAS!

 SALVE OS ERÊS FORÇA PURA, VERDADEIRA, QUE RELUZ NO CÉU AZUL… TRAGA AO NOSSO LAR A PAZ E A ESPERANÇA E ZELE POR TODAS AS CRIANÇAS.

ENCAMINHE MINHAS PRECES A OXALÁ, PAI DE IMENSA PUREZA, QUE MEUS PEDIDOS FEITOS COM CLAREZA E VERDADEIRAMENTE SEJAM ATENDIDOS.

(FAZER UM PEDIDO)

DOCES CRIANÇAS, OH ERÊS! REPRESENTANTES DE COSME E DAMIÃO, QUE VOSSA SANTA PROTEÇÃO ME SIRVA DE CONSOLO E APOIO NAS HORAS DIFÍCEIS.

ACEITEM MINHA HUMILDE OFERENDA QUE É FEITA COM VERDADE E FÉ E INTERCEDA POR MIM JUNTO AO PAI DE AMOR SUPREMO.

AGRADEÇO AS CRIANÇAS!  SALVE OS ERÊS!”

===O===O===O===O===O===O===O===O===O===O===
Além disso tudo que já foi dito, para nós da UMBANDA CARISMÁTICA, dia 27 de setembro é festa de família, de fazer o Bem, de d(o)ar…. é um despertar para pensarmos em nossas crianças e no futuro.
Assim, além de muita alegria, amor, bênçãos, brincadeiras e comidinhas deliciosas fazemos uma mega Vaquinha do Bem.
Olha que legal… fazemos uma vaquinha na qual você pode participar acessando: http://vaka.me/730330  e todo valor arrecadado com doações e colaborações é direcionado para incentivar a educação e favorecer a cultura.
Sim, acreditamos piamente que EDUCAÇÃO MUDA O FUTURO, então é esse nosso objetivo, nossa missão com a festa de Cosme.
Será que vc gostaria de vivenciar essa missão conosco?? Iremos auxiliar crianças e jovens com material/uniforme escolar, com cursos necessários para desenvolver a cognição e o estímulo cultural. Ajudaremos com condução e lanche escolar, interesse por arte e melhora autoestima intelectual… enfim… arrojado. Mas  imensamente transformador.
Nosso propósito é fazer a diferença e temos certeza: um pouquinho de cada um se tornar muuuito… Boraaaa Ajudar.
“Vakinha” da Umbanda Carismática – segue o link: http://vaka.me/730330
 
Por Mãe Mônica Caraccio

4 ideias sobre “Banho de Guaraná #Banho de Renovação

  1. Axé, mãe!!
    Que festa incrível!!!
    Foi incrível, ingrandecedor poder viver tudo isso. Seus textos sempre me tocam muito.
    Axé!

  2. Que delícia que chegou um dos melhores dias do ano. É muita correria e trabalho de toda a corrente, mas realmente não têm como os Erês. Brincando eles fazem grandes milagres e dão provas incontestáveis desse lindo poder. Que possamos louvar, brincar e vivenciar nossas crianças!!!

    Axé!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.