À PROCURA DE PAZ

muslim-making-dua-by-the-ocean-300x222Axé… Quase que em todas as giras ouço as Entidades pedirem para alguns consulentes anotarem uma oração para que possam fazê-la durante a semana, ou melhor, durante a vida.

Entre tantas orações, uma é muito especial, particularmente sinto que ela traz a essência da Paz, ou pelo menos, aproxima a Paz colocando-a em nossas mãos. Imagino que algumas pessoas já a conhecem, no entanto, acredito que vale a pena compartilhar com todos vocês para que possamos juntos, compreender melhor alguns significados e sentidos, assim como apaziguar nosso íntimo.

Falo da Oração da Serenidade, aquela tão difundida entre os grupos de Alcoólicos Anônimos e que começa assim: “Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; Coragem para modificar as que posso e sabedoria para distinguir uma das outras”.

É, só esse começo já é grandioso, não é mesmo?

Só de pensar na relação de “serenidade” com “aquilo que não podemos modificar” já dá até calafrios, afinal, muitas vezes somos tão resistentes, queremos que tudo seja feito da nossa forma e que nossa vontade prevaleça acima de tudo, consequentemente vem o pedido de “coragem” e “sabedoria”… Grandioso demais para aqueles que estão sempre lutando, intranquilos, severos, incontroláveis e cansados à procura de Paz!!!

Interessante é que ninguém sabe ao certo quem escreveu essa oração. Alguns dizem que ela veio dos antigos gregos; outros contam que ela foi escrita por um poeta anônimo inglês; outros ainda afirmam que foi escrita por um oficial da marinha americana, mas a versão mais aceita é que ela foi escrita pelo Reverendo Reinhold Niebuhr do Seminário Teológico União em 1943. Talvez ainda mais curioso é saber que essa oração foi impressa e distribuída entre as tropas no começo da Segunda Guerra Mundial e reimpressa pelo Conselho Nacional de Igrejas, assim como está nas paredes das milhares de salas de reuniões dos Alcoólicos Anônimos.

De qualquer maneira, o fato é que essa oração é repetida milhares de vezes diariamente, em milhares de locais diferentes, independente da religião pessoal de cada um. E para mim, o mais fabuloso é vê-la dentro dos Terreiros, local onde qualquer um, independente de crença, posse ou posição, pode frequentar. É vê-la sendo verbalizada por Exus, Pretos-Velhos, Caboclos e por toda a espiritualidade superior, Entidades Espirituais que, com certeza, sabem o que fazem e sabem o que é bom.

Mais do que isso, fico a observar que, assim como essa oração serviu de inspiração na guerra, as Entidades também estão pedindo que a façamos nos momentos de nossas guerras internas ou, quem sabe, externas.

Noto também que, da mesma forma que essa oração inspira centenas de pessoas a dominarem seus vícios com passividade, aceitação e serenidade, as Entidades estão pedindo que determinemos as súplicas dessa oração diariamente na esperança de que reconheçamos e de que lidemos com passividade, aceitação e serenidade nossos próprios vícios.

Enfim, espero que gostem, que decorem, que repitam, que entendam e que se inspirem com essa grandiosa oração, principalmente quando solicitada por uma Entidade Espiritual.

Axéééé a todos e aproveitem a Oração da Serenidade em sua versão integral.

Oração da Serenidade

Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar;

Coragem para modificar as que posso

E sabedoria para distinguir a diferença.

Vivendo um dia de cada vez;

Desfrutando um momento de cada vez;

Aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz;

Aceitando, como Ele fez, o mundo pecador tal como é, e não como gostaria que fosse;

Confiando que Deus fará bem todas as coisas se eu me render à Sua vontade;

Para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele para sempre na próxima.

 

Por Mãe Mônica Caraccio

6 ideias sobre “À PROCURA DE PAZ

  1. Axé Mãe !!

    Esta oração traz o que o próprio nome diz : Serenidade !!
    Conheci ela em nosso terreiro, sou grata por isto !!

  2. Mãe Mônica, que saudade! Como é inspiradora à leitura de seus posts. Que nosso Pai Oxalá te ilumine e abençoe! Abraços fraternos!
    Daniela

  3. Axé mãe!

    É a oração de todos os dias. É a que fica e motiva e cativa. É a inspiracao, a força e a presença do divino. Muito axé em tão poucas palavras!

  4. Axéé mae!!

    Impressionante como uma oração dessa faz efeito pelo mundo todo! Mto forte, espero que continue espalhando para todas as pessoas que lerem.

    Gratidão por tanta inspiração

    Axé

  5. Axé Mãe, não tenho dúvidas de como esta oração provoca a sensação de conforto quando a verbalizamos, às vezes nos deparamos diante de certas situações e parece não haver caminho ou solução e de repente ela nos traz a paz e a serenidade que tanto desejamos.
    “Aceitar as coisas que não podemos modificar ” e “Coragem para modificar o que podemos”
    Resiliência e Atitude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.