7 PASSOS PARA CONTROLAR O EGO

bolhaEgo é uma palavra que, em sua origem latina, significa “eu”, primeira pessoa do singular. E no hebraico, a palavra significa alma, sendo este o elemento que existe em cada ser vivo, sendo o responsável pela capacidade de expressar as emoções.

O termo ego é utilizado na Filosofia, tendo o significado de “eu de cada um”, ou de algo que caracteriza a personalidade de cada indivíduo. Já para a psicanalise, o ego é um elemento biológico e primitivo de nossa psique, atuando no inconsciente onde ficam reprimidos e guardados os traumas e desejos que deixamos escapar para o mundo, sempre motivados pelos eventos que marcaram nossa vida pregressa.

A maior atenção é entender que o ego é a imagem que uma pessoa tem de si mesma, é a parte que determina as ações e os instintos de um indivíduo diante do que ele recebe como manifestação do mundo real. Na concepção popular, ego é um termo que designa a extrema admiração de uma pessoa para consigo própria. É responsável pela capacidade de diferenciar aquilo que é possível do que é impossível diante da realidade que vivenciamos.

ATENÇÃO A ESSES PASSOS PARA CONTROLAR O EGO

1: “Deixe de ficar ofendido”

Admita que você não tem controle sobre o mundo. Você não tem controle sobre o comportamento do outro. Ficar ofendido só vai te enfraquecer.

2: “Não existe derrota”

Se tranquilize, nem sempre você vai vencer, portanto, curta a jornada e entenda que não existem derrotas ou vitórias, existe experiências acumuladas para uma próxima jornada. Livre-se da ansiedade de querer vencer tudo, ou se frustrará e se colocará como inútil quando não vencer.

3: “Você não precisa estar certo”

Acabe com a sua necessidade de sempre ter certeza. Querer sempre estar certo, gera conflitos desnecessários. Pratique a gentileza e a sabedoria.

4: “Não queira ser superior”

A verdadeira nobreza não está em tentar ser melhor que o outro, e sim em ser melhor do que você foi ontem.

5: “Pratique a gratidão no que você tem hoje”

Não espere ter para “ser mais feliz”. Seja grato pelo que você tem, e a felicidade baterá a sua porta. Acredite, esse exercício gera abundância.

6: “Deixe de se apresentar por suas realizações” 

Realize e deixe de se rotular. Se mostrar por suas realizações e conquistas, te deixa preso na hora de alçar novos vôos.

7: “Esqueça a sua reputação”

A “reputação” não está em você, e sim, na mente dos outros. Se você se preocupar muito com a percepção dos outros sobre você, deixará de ter gratidão por quem você é para tentar ser melhor pra os outros, e não para você.

 

Mônica Caraccio Ibà
@monicacaraccioiba
monicacaraccioiba.com.br

2 ideias sobre “7 PASSOS PARA CONTROLAR O EGO

  1. Super inspirador. Ja pratico alguns destes passos e realmente ajudam muito na minha percepção de mim próprio!

  2. Nossa mãe como a nossa mente é louca né??

    Eu achava que eu era de boa rs…só depois que entrei no terreiro que percebi como realmente a vida é!

    Levei altos tombos mas foram fundamentais para o meu crescimento!

    Que consigamos enxergar nossos erros e saber transformá-los em aprendizados!

    Muito axé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.